28 agosto 2020

Biótopos mais populares no aquarismo


Com a evolução do aquarismo nos últimos anos, alguns aquaristas tem se especializado em criar ambientes similares ao ambiente natural de onde vem seus peixes, já existe até concurso a nível mundial sobre aquários biótopos, onde os mais fiéis são premiados.
Hoje vamos descrever aqui os tipos mais populares de biótopos conhecidos no aquarismo, onde você pode se inspirar e criar o seu layout.

Água escura / Blackwater – o aquário de água escura é inspirado no ambiente do Rio Negro e outros rios Amazônicos do mesmo tipo, os peixes que habitam este ambiente são: Bandeiras, neons, coridoras, rodóstumos, etc.

As plantas mais comuns encontrada neste ambiente são: Cabomba, Echinodorus Tellenus, Hydrocotyle leucocephala, etc.
O substrato é formado por areia fina, você também encontrará muitos troncos no local, umas das mais famosas características do biótopo Blackwater é a água cor de chá, rica em tanino.

Lagos Africanos – com peixes de colorido intenso e alguns bem territorialistas, os ciclídeos africanos possuem uma beleza espetacular e dentro do aquarismo tem conquistado muitos fans.
Inspirados nos lagos Tanganika e Malawi, os aquários para estes peixes precisam de um cuidado especial, já que possuem parâmetros de água bem diferenciado dos aquários de água doce, seus parâmetros são mais parecidos com aquários marinhos, ou seja, PH acima de 7, DH entre 8.1 a 8.5, o sistema de filtragem deve ser muito eficaz pois a amônia é altamente toxica em aquários com PH alcalino.

Os peixes mais comuns para este aquário são: Mbunas, Peacocks, Synodontis, etc. não possuem plantas, a decoração é feita com muitas rochas criando tocas e outros esconderijos para os peixes.

O substrato é formado por areia ou pedras bem finas, alguns aquaristas ainda acrescentam corais para manter a alcalinidade da água sob controle.

Água branca / Whitewater – baseado em alguns rios do ambiente Amazônico que possuem águas cristalinas, os aquários deste biótopo possuem amplos espaços abertos, águas com grande fluxo e bem oxigenada.

Os peixes que são encontrados nestes locais são: Geophagus, Oscars, Tetras, etc. as plantas mais comuns encontradas são: Lilaeopsis, Myriophyllum, entre outras.
O substrato é formado por areia ou pedras pequenas, a decoração pode ser feita com muitos troncos para criar ambiente de refugio para os peixes.

Águas cristalinas / Clearwater – este biótopo é inspirado em rios da Índia, que são densamente plantados e possuem muitas rochas e troncos, por isto o substrato para seu aquário deve ser bem rico para reproduzir este ambiente.

Os peixes encontrados são: Danios, barbos, gouramis, etc. as plantas mais comuns são: Rotalas, Aponogeton, Blyxa, etc.
O substrato pode ser formado por areia ou pedras pequenas com muitas rochas e troncos.

Estes são os biótopos mais comuns, mas você pode se inspirar nos rios da sua região, nosso país tem rios espetaculares que nos darão grandes inspirações e você pode se inspirar neles para criar seu aquário biótopo.


15 agosto 2020

Coridora CW045

Eu sou um amante das coridoras, estes peixes graciosos e belos estão sempre fuçando o aquário em busca de alimentos com seu revirar de olhos e ocasionais subidas a superfície para respirar.

São peixes que devem ser mantidos em cardumes de no minimo 10 peixes, para que sintam-se seguros e possam manter sua naturalidade no aquário.

Hoje quero apresentar a vocês, o que ao meu ver é a mais bela espécie de coridora que eu já vi, trata-se da Coridora sp CW045, ela mantém este código pois ainda não foi classificada e não recebeu um nome cientifico.

É um peixe belíssimo, encontrado no rio Jutai na região Amazônica Brasileira, possui a cabeça preta com uma faixa dourada, que dá um destaque maravilhoso no animal, o corpo é preto-azulado e as nadadeiras tem um tom acinzentado .

Ainda não é frequente nas lojas de aquários, mas estamos torcendo para que possamos encontra-la em breve nas grandes lojas de aquarismo, sabemos que muitos aquaristas alemães já conseguiram reproduzi-las em cativeiro, espero que os Brasileiros também sigam o exemplo e assim possa oferecer o peixe sem depredar o habitat natural.