22 dezembro 2019

Rasbora vaterifloris


Originária do Sri Lanka e atingindo uns 4 cm de comprimento é um peixinho ideal para aquários plantados, na natureza existe uma característica interessante, os peixes encontrados nos rios Valallavites e Meegahatenne são predominantemente vermelhos, enquanto os encontrados nos rios Gilimale e Kaluganga são verdes.

Ao redor dos olhos eles apresentam uma coloração laranja bem forte, os machos possuem um colorido mais forte e se destacam das fêmeas também pelo corpo mais fino.

São peixes onívoros, mas procure oferecer com regularidade alimentos vivos, como artêmias, túbifex, dáfnias, etc, o aquário ideal deve ter muitas plantas e substrato escuro para que a coloração do peixe se destaque, coloque algumas plantas flutuantes, raízes ou galhos para que o peixe se sinta mais confortável.

A filtragem deve ser média, pois o peixe vem de ambiente de águas calmas e uma agitação muito forte irá ser danosa para o animal, faça trocas periódicas de água para que o peixe possa se adaptar com facilidade.

As condições ideais são: Temperatura 23° a 27°C, PH 5.5 a 7.0, DH 18 a 143 ppm. Deve ser criado juntamente com outras espécies de Rasboras ou pequenos Barbos, vive em cardumes, por isto tenha no mínimo uns 10 exemplares em seu aquário.

É um peixe que dissemina os ovos na natureza não cuidando da prole, para se conseguir em aquário, é necessário um ambiente calmo, filtragem fraca, muitas plantas flutuantes com longas raízes, para que o peixe possa depositar seus ovos e os mesmos ficarem protegidos.

Segundo alguns criadores a eclosão ocorre em até 48 hs, os alevinos crescem lentamente e demoram alguns meses para atingir a maturidade.




10 dezembro 2019

Cardamine lyrata


Para ser sincero, eu achava esta planta um tanto sem graça, até que um dia me deparei com um aquário plantado onde ela ocupava um lugar de grande destaque na montagem e desde então eu mudei de percepção em relação a esta belíssima planta.

Originária da Ásia, pertencente a família Brassicaceae a Cardamine lyrata é uma planta bem versátil na montagem de ambientes, podendo ser plantada entre as rochas, troncos, outras plantas e até ser usada como carpete.

Plantada entre rochas e troncos ela cria um efeito muito bonito, atingindo até 50cm de comprimento ela irá se espalhar por todo o aquário caso o ambiente esteja de acordo as suas necessidades.

Tolera PH de 6 a 8, DH 4 – 20, temperatura de 15 a 24°C, iluminação de média a forte, adicione CO² para melhor desenvolvimento. Com iluminação forte ela tende a ficar baixa, criando arbustos muito bonitos.

De fácil manutenção, com um pouco de experiência o aquarista terá ótimos resultados com esta bela planta.