31 janeiro 2019

Aquário Biótopo


Recentemente estive observando algumas belas composições de layout de aquários Biótopos, composições que buscam imitar um ecossistema copiando para dentro do aquário com perfeição um pedaço do mesmo, deste as rochas, troncos, plantas até a população de peixes.

O aquarista que deseja se aventurar nesta área como em qualquer outra da vida e principalmente do aquarismo, deve buscar informações para evitar erros que porventura possam acontecer.

Hoje em dia já existem concursos voltados apenas para este tipo de aquário, sendo o mais conhecido deles o Biotope Aquarium Design Contest, o que é muito legal, visto que podemos obter informações e inspiração com pessoas altamente capacitadas.

A escolha do aquarista ao representar algum ambiente deve levar em conta a fidelidade com o meio a ser representado, não ficará legal um aquário tipo Rio Negro com águas claras, sabendo que sua coloração é rica em tanino o aquarista deverá buscar atingir a cor característica, para ficar mais fiel possível, assim como obter os peixes correspondentes que habitam este rio.

Quando se representa rios de corredeiras, o aquarista deve observar que as rochas a serem utilizadas devem ser roliças iguais as que são encontradas nestes locais, o fluxo de água deve ser alto, o tipo de planta deve ser adequado ao movimento da água para que a mesma se desenvolva e a população de peixes também deve ser para este tipo de ambiente.

Alguns peixes amazônicos, vivem em locais com muitas plantas, outros não, os plecos são encontrados em locais de grande fluxo de água, já alguns tetras em locais de águas calmas como os muitos igarapés amazônicos.

Durante a criação de um aquário biótopo, o aquarista deve estar ciente dos parâmetros químicos da água, você já viu os aquários de peixes do lago Malaui e Tanganica da África? Possuem PH elevado (8,0) o substrato apresenta muito material calcário como conchas, rochas em abundancia que formam muitos esconderijos para os peixes menores.

Os peixes são de cores fortes e apenas peixes provenientes destes locais poderão habitar o aquário, com a exceção de alguma outra espécie marinha que também pode se adaptar, mas são poucas. Por isto você deve atentar para a limitação de animais que poderão habitar em seu aquário, dependendo do tipo de biótopo que você escolher.

Ainda estamos habituados a ver apenas os famosos Natural Design, Dutch Design, Iwagumi, etc. mas acredito que logo veremos com mais frequência estes belíssimos aquários que também podem surpreender bastante.







12 janeiro 2019

Cryptocoryne Cryspatula var. Balansae


Esta linda planta é originária da Ásia e é indicada para aquaristas de todos os níveis, de fácil manutenção ela ficará muito legal mesclada com outras plantas em seu aquário.

Suas folhas enrugadas dão um aspecto muito interessante e serão um diferencial dentro do aquário, geralmente são plantadas no fundo ou no meio do aquário, pois atingem uma altura considerável.

Gostam de ambientes com PH de 5,0 a 7,0, temperatura de 20ºC a 28ºC, iluminação moderada e DH de mole a médio, atingem até 60cm de altura e se propagam lançando novas mudas pelo aquário.


Não são exigentes em relação ao uso de CO², mas se desenvolverão melhor com o uso do mesmo, você também pode utilizar fertilizantes em suas raízes, isto garantirá uma planta forte e saudável.

O uso de substrato fértil é recomendado, já que a maioria das plantas se alimentam pelas raízes e um bom substrato fornecerá os nutrientes necessários para o desenvolvimento da planta.