26 junho 2017

Barbo Sumatrano

Também conhecido como Barbo tigre devido suas cores, este lindo peixinho oferece um espetáculo lindo quando mantido em grupo no aquário.

Atingindo cerca de 6 cm de comprimento, possui uma cor dourado clara, com listras pretas que vão do dorso até o ventre do animal, suas nadadeiras possuem pequenas manchas vermelhas e a cauda pode ser preta ou transparente.

Pertencente a família cyprinidae que possui outras belas espécies, o Puntius tetrazona gosta de viver em ambientes com bastante plantas e temperatura de 28º C, PH de 6,5 a 7, são onívoros e adoram artêmias, por isso não deixem de oferece-las de vez em quando.

Geralmente são pacíficos, mas não são ideais para serem mantidos com peixes mais tímidos pois podem ficar importunando-os, evite cria-lo com bandeiras, discos, lebistes, etc, pois poderão mordiscar suas nadadeiras e causar estress nos animais.

Hoje existem diversas variações disponíveis, são peixes modificados geneticamente e assim você encontrará albinos, verdes, pretos, etc. É um peixe resistente, porém evite mudanças bruscas de temperatura pois poderá afetar o animal negativamente.

10 junho 2017

Neon verde

A família Characidae é famosa por seus peixes magníficos, que com suas cores vibrantes são muito apreciados pelos aquaristas do mundo todo, principalmente quem possui aquários plantados, você pode ver peixes desta família em aquários das Américas, Ásia, Europa, Africa e Oceania.
São peixes que gostam de viver em cardumes e quanto maior o cardume mais belo ficará o ambiente.

Hoje trazemos para você o Paracheirodon simulans ou Neon verde, originário do alto rio Negro e bacia do rio Orinoco, são peixes pacíficos, ativos e muito belos, que deverão ser mantidos em cardumes de no mínimo dez peixes.

Gostam de viver em ambiente bem plantado, PH 4,5 a 6,6, ou seja, bem acido, para atingir estes valores você pode acrescentar turfa no material filtrante, troncos e raízes que deixarão a água mais parecida com o ambiente natural do animal.

Comem de tudo, ofereça sempre que possível artêmia salina para que as cores do peixe fiquem mais vibrantes e belas, já que ela é rica em betacaroteno, porem a artêmia deve ser recém-nascida pois o peixe possui a boca bem pequena já que ele atinge no máximo 2 cm quando adulto.

A diferença sexual entre macho e fêmea é difícil de ser observada, assim como sua reprodução em cativeiro, até hoje ainda não li nada a respeito disto, porem quem sabe você não seja o primeiro a conseguir este feito!

É muito parecido com seus parentes mais famosos, o neon cardinal (Paracheirodon axeroldi) e o neon tetra (Paracheirodon innesi) porém é muito menor que ambos, raramente é encontrado nas lojas especializadas, por ser muito pequeno você deve ter o cuidado de não o misturar com peixes de grande porte, como Bandeiras, Discos etc. para que o peixe não vire petisco de luxo.


É muito lindo observar um grande cardume deste peixe entre plantas vermelhas, o destaque é incrível, ele é mais ativo que seus parentes acima citados e gosta de nadar a meia água por todo aquário sempre beliscando alguma coisa.



* Fotos obtidas na Internet