25 janeiro 2017

Anubias Afzelii

A família Araceae possui diversas plantas belíssimas que podem compor o layout de qualquer plantado, a Anubia afzelii não foge à regra, é uma linda planta que geralmente é usada como destaque em uma montagem, pode ser plantada em troncos ou rochas onde ela irá aderir suas raízes.

Você poderá planta-la em grupos ou sozinha, em uma área de destaque do seu projeto, com crescimento médio ela irá deixar o layout mais vistoso e bonito.

Ideal para aquários grandes, pois é uma planta que atinge um tamanho considerável, indicada para aquários low tech, pois não necessita de CO² e também não requer iluminação forte, podendo ser plantada em áreas sombreadas do aquário.


Aquaristas iniciantes não terão problemas em manter esta planta que é bem robusta e de fácil manutenção, sua única exigência é um substrato fértil onde ela poderá suprir suas necessidades de nutrientes através da raiz, é originária da África, seu tamanho máximo é de até 25 cm.

13 janeiro 2017

Um aquário de Ciclídeos Africanos

Quem nunca se apaixonou com a belíssima visão de um aquário marinho com seus peixes coloridos, seus corais e outros elementos? um aquário marinho é muito caro e é um hobby para poucos, além de necessitar de cuidados e equipamentos especiais.
Porém você pode ter um aquário "quase" marinho, com peixes com cores espetaculares e bem mais barato que um aquário marinho verdadeiro, estou falando de um aquário de água salobra de ciclídeos africanos.
Você pode montar um aquário com peixes dos grandes lagos africanos, como o Lago Malawi, Tanganyika e Lago Victória, cada ambiente tem suas particularidades, vamos falar um pouco sobre elas.
  
Lago Tanganyika - Este lago é partilhado por quatro países Tanzânia, Republica Democrática do Congo, Burundi e Zâmbia, para manter peixes oriundos deste lago o aquário deve ter PH de 8,5 a 9,2 dureza total de 11 a 17 DH e dureza de carbonatos em 16 a 19 DH .

Foto - Cyprichramis leptosoma - Lago tanganyika

Lago Malawi - Localizado no vale do Rift este lago banha o Malawi, Tanzânia e Moçambique, para manter os peixes deste habitat o aquário deve possuir as seguintes condições: PH 7,5 a 8,5 dureza em carbonatos 6 a 8 DH e dureza total de 4 a 6 DH.

                                                                                   
                                                                                                                       Foto - Labidochromis caeruleus - Lago Malawi

 Lago Victória - Banhando Uganda, Tanzânia e Quênia este lago possui as seguintes características que devem ser seguidas no aquário: PH de 7,5 a 8,5 dureza em carbonatos de 2 a 8 DH e dureza total de 4 a 6 DH.


Foto - Haplochromis nyererei

Os ciclídeos africanos criados em cativeiro tem maior capacidade para tolerar algumas mudanças nas condições de água, porem você deve ter cuidado para não ocorrer variações bruscas, o substrato de um aquário para estes peixes podem ser  neutros ou alcalinos, como alguns especialmente desenvolvido para estes peixes.

O aquário deve conter diversas tocas para que os peixes se sintam em casa, utilize rochas neutras ou corais mortos para compor o ambiente, nunca coloque troncos ou qualquer produto que possa acidificar a água.

A manutenção de um aquário de ciclídeos é relativamente fácil, porem você nunca deve se esquecer que quando for fazer a TPA a água a ser reposta deve estar em perfeitas condições com o aquário, faça testes antes de proceder a mudança.
A iluminação de um aquário de ciclídeos é bem simples, necessitando de apenas 4 horas de luz,  a temperatura pode variar de 23 a 28ºC.

 Na internet você encontrará diversas espécies de peixes que poderão habitar seu aquário, pesquise e escolha a melhor para você, algumas espécies são extremamente territoriais tenha cuidado na escolha para não estragar tudo, e boa sorte.