13 junho 2016

A circulação da água no aquário

Para manter um aquário bonito e saudável devemos observar alguns requisitos, a movimentação da água é um deles pois um aquário de água parada é perigoso porque a água irá perder suas características físico e químicas em pouco tempo, os detritos acumulados pela alimentação, fezes, etc tornará o aquário inviável para a vida aquática.

Por isto é importante a circulação da água pelo ambiente, além de levar os nutrientes às plantas, ela também irá carregar as impurezas em direção aos filtros e substrato.
A qualidade da água em nossos aquários é muito importante, porque dela depende toda a vida que nele habita, seja plantas, peixes, invertebrados, etc. a troca parcial realizada semanalmente ou a cada 15 dias dependendo do tamanho do aquário ajuda a manter os parâmetros balanceados e o aquário limpo.

A manutenção do sistema de filtragem deve ser observada com cuidado pelo aquarista, a troca dos materiais filtrantes já vencidos, a troca da lã, do carvão, das mantas removedoras de fosfatos, amônias, etc. devem ser realizados dentro dos prazos, evitando assim a perda da capacidade de limpeza do sistema de filtragem.

O filtro pode ser interno ou externo, sua colocação deve ser sempre em um dos cantos do aquário, para que a circulação da água seja realizada atingindo todo o aquário.
A saída de água deve ser sempre na superfície, nunca no solo para que não afete as plantas e o substrato, existe no mercado um kit muito legal e útil para os aquários, é o extrator de superfície, ele fica instalado rente a superfície e suga todas impurezas que ficam na superfície do aquário.

A circulação também é importante para manter a temperatura por igual e levar a alimentação aos peixes que habitam o fundo do aquário.
Algumas plantas não se adaptam em um fluxo muito forte, outras já o preferem, por isto você deverá selecionar com cuidado suas plantas para evitar a perda e também estudar com cuidado qual será o volume de saída do seu filtro.


Para os peixes, alguns não se adaptarão a um volume forte, peixes como Lebistes, Bettas, Discos, entre outros, vivem em habitat com águas calmas, por isso o mesmo deverá ser observado em seu aquário. Já peixes como alguns Dânios, cascudos, Barbos etc não terão nenhum problema em águas com maior volume.