25 setembro 2014

Cuidados básicos em aquarismo


Nem todos os aquaristas estão habituados a observar seus aquários em busca de algo novo, seja uma desova, uma ninhada escondida entre os arbustos, algum peixe morto ou doente, a presença de algum invasor estranho ao ambiente, etc. isto é muito importante e caso você assim não proceda está na hora de começar a observar melhor seu aquário, pois isto irá lhe trazer grandes benefícios evitando maiores transtornos.

Recentemente passei por uma experiência desta ao negligenciar meu aquário por alguns dias, comprei um pequeno cardume de Nannostonus Trifasciatus, e após deixa-los em um aquário de quarentena os introduzi no aquário principal, porem não observei que entre os peixes havia alguns com sintoma de Ictio e isto foi fatal, em apenas duas semanas perdi cerca de vinte e dois! Isto mesmo, vinte e dois peixes, todos os Trifasciatus, nove Neon cardinal, Coridoras, Mocinha, entre outros, todos afetados com a doença.

Neste período estive trabalhando até tarde e quando chegava em casa não parava para observar como estava os peixes, se houvesse feito isto eu teria percebido a doença e tomado a ação necessária para evitar o contagio dos demais peixes.

A observação do aquário podemos dizer que é o básico em nosso hobby, além de testes periódicos como medição do PH, DH, e outros, checagem da temperatura, observação do CO², etc. algo que deve ser incorporado á rotina do aquarista.

Às vezes por falta de tempo, ou a correria do dia-a-dia esquecemos de observar alguns itens que podem causar problemas sérios, você já observou a validade do seu material filtrante? E as lâmpadas? Seu substrato fértil foi instalado á quantos anos? Qual é a situação da sua mangueira de CO²? Estes são apenas alguns itens que esquecemos totalmente de verificar.

Ficamos batendo cabeça em busca da solução de algum problema, tentando descobrir porque as plantas já não se desenvolvem mais como antigamente, porque existe este surto de algas, porque o CO² está acabando tão rápido, e isto pode estar ligado aos estes itens acima listados, lâmpada vencida e sem a eficiência energética de antes, filtro com material saturado ou sujo, mangueiras ressecadas, substrato esgotado, pois já faz muito tempo que foi instalado e o aquário esta com muitas plantas, etc.


Devemos prestar mais atenção aos nossos aquários para que possamos sempre desfrutar da beleza e encantamento que ele nos proporciona, desta forma ele sempre estará belo e saudável, garantindo uma boa vida aos nossos peixes, perca um tempinho parado na frente do seu aquário e não assistindo as porcarias da TV, será muito mais gratificante.