25 março 2012

Escolhendo plantas para seu aquário II

Dando sequência nos tipos de plantas, segue outras que você poderá escolher para colocar em seu aquário.



Blyxa Japônica - indicada para compor carpetes no aquário, esta planta requer uma iluminação forte de qualidade, temperatura tropical e pode compor a área da frente do aquário ou ser colocada em montagens junto a pedras, troncos etc;






Echinodorus Amazonicus - indicada para o fundo do aquário onde criará efeitos belíssimos quando plantada em tufos, iluminação de moderada a intensa, temperatura de 22 a 28ºC e PH neutro;






Glossostigma Elatinoides - muito usada pelos aquapaisagistas na montagem de carpetes no aquário, esta planta necessita de adição de CO², iluminação intensa para que não cresça para o alto, mas permaneça no solo, temperatura de 22 a 26ºC;




Lilaeopsis brasiliensis - outra planta usada na criação de carpetes, também fica muito legal quando usada entre troncos e rochas, requer iluminação intensa, temperatura de 20 a 26ºC e adição de CO²;







Microsoriun Pteropus - esta planta é muito boa para iniciantes, pois não requer cuidados especiais, não deve ser enterrada no solo, é usada amarrada em troncos e rochas, onde irá fixar suas raízes nestes locais, de simples manutenção ela se reproduz criando novas mudas nas pontas ou áreas cortadas, cresce rapidamente e logo você irá necessitar de realizar podas para que ela não ocupe toda a área do aquário e cubra as plantas menores com sua sombra.



Estas são mais algumas lindas espécies que você poderá escolher para compor seu layout, boa escolha.


10 março 2012

Usando Pedras na Montagem do Aquário



As rochas são elementos importantes na montagem da paisagem do aquário, elas além de dar um bom efeito visual, serve ainda para definir os territórios dos peixes além de servir de abrigo para os mais tímidos.

As rochas também servem de esconderijo para os equipamentos que são mantidos dentro do aquário, tais como aquecedor, difusor de CO², etc.


Existem rochas de diversos tipos, texturas, cores e formatos que podem ser colocadas em nosso aquário, algumas podem ser chatas, outras arredondadas, algumas de cor escura, outras claras etc. com este tipo de combinação é possível criar uma decoração interessante e combinar com plantas que deixaram o Layout muito prazeroso de ser visualizado.


Ao escolher as rochas para seu aquário preste atenção na sua composição, ou seja, se ela é calcária, basáltica ou granítica. As rochas calcárias tendem a alcalinizar a água do aquário, por este motivo não servem para serem mantidas em um aquário de tetras, por exemplo.


Quando você estiver montando as rochas em seu aquário, procure observar como a luz irá refletir nela, dependendo da posição você pode criar belos efeitos visuais, alguns aquaristas utilizam montagens com várias rochas colando-as com silicone, isto permite a criação de cavernas e outros esconderijos de forma segura sem o risco de desabamento, outra maneira legal também é a combinação com os troncos.


Para quem mora em cidades onde existem riachos ou rios, é mais fácil conseguir lindas rochas procurando no leito destes locais, você poderá encontrar rochas desgastadas pela ação da água e isto dará um efeito mais natural no seu aquário, só não esqueça de colocar estas rochas em quarentena depois de lava-las muito bem, nunca coloque diretamente no aquário.


Outra maneira legal de se aproveitar a rocha é criar vãos entre elas e nestes locais plantar desde plantas carpetes até outras de médio porte, uma rocha coberta com musgo também fica muito legal, quando estiver andando pelas ruas da sua cidade observe as rochas pelo caminho, tenho certeza que você encontrará muitas peças legais.