16 junho 2021

Ciclagem do aquário

Quando eu iniciei neste maravilhoso hobby o que mais me chateou foi a informação que eu deveria montar o aquário e esperar uns 30 dias para então começar a colocar alguns peixes.

Na época eu não sabia, mas o que alguns lojistas diziam era sobre o processo de ciclagem do aquário, naquela época isto era o mais indicado para que se evitasse a morte prematura dos peixes.


Eu disse “era” porque hoje já temos como antecipar esta etapa que para muitos é torturante, a maioria de nós já quer montar o aquário e colocar os peixes no mesmo dia, por isso, grandes fabricantes através de estudos e pesquisas desenvolveram produtos que nos ajudam na aceleração da ciclagem do aquário.

Estes produtos conhecidos como aceleradores biológicos trazem ao aquário uma grande quantidade de bactérias benéficas que irão povoar o aquário se estabelecendo no substrato, filtro etc. garantindo assim o equilíbrio e a segurança necessária para a colocação dos primeiros peixes, já que elas atuam no consumo da amônia produzida pelos peixes evitando o pico mortal da mesma.

Produtos como o Aquasana, Over Nite, BioDigest, Nite out, Start Up, Stability etc. nos ajudam a não só poder colocar os peixes no mesmo dia, como também a manter um aquário bem estabilizado e equilibrado quando acrescentamos mais animais em nossos aquários.

Sabemos que as bactérias têm um papel importantíssimo no aquário, pois irão transformar amônia em nitrito e depois nitrito em nitrato que será absorvido pelas plantas e que não é tóxico para os peixes.

Estes produtos também devem ser usados quando fazemos as TPAs para que recomponham as bactérias retiradas durante a limpeza, por isto sempre que possível tenha-o em casa, já que uma cultura saudável de bactérias em seu aquário irá trazer equilíbrio e sucesso em seu tanque, evitando mortes prematuras de peixes e outros animais.


Com a popularização destes produtos, hoje já podemos montar o aquário e desfrutar de sua beleza no mesmo dia, sem precisar encarar a longa espera da ciclagem, existem diversas marcas e preços que podem caber em seu orçamento, leia a bula de cada marca e compare, note que algumas tratam uma litragem maior que outras, por isso, faça sua escolha e aprecie sua obra sem moderação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário