31 maio 2021

Crenicichla notophthalmus

É um peixe ainda pouco frequente nas lojas de aquarismo, mas que é super cativante para quem o vê pela primeira vez, o C. notophthalmus conhecido também como Jacundá é um ciclídeo anão originário da região Amazônica mais precisamente dos estados do Amazonas e Pará.


Atingindo até uns 8cm de comprimento e de temperamento agressivo ele possui o corpo alongado e pontiagudo dando uma aparência um tanto exótica com seus lábios proeminentes.

Segundo estudos existem mais de 100 espécies dentro do gênero Crenicichla, alguns habitam em águas correntes outros em águas mais tranquilas, no aquário o jacundá gostará de um ambiente com bastante tocas, troncos, folhas e bastante plantas.

Por ser agressivo não é indicado para ser colocado em aquários comunitários, mas sim com peixes mais “parrudos” para que não sejam importunados por ele.

É ovíparo e após a corte ele geralmente desova em pequenos buracos no substrato ou tocas, a fêmea cuida dos ovos e dos alevinos, os alevinos costumam nascer após quatro dias da postura dos ovos e após nascerem os pais cuidam dos filhotes por um tempo.

Os machos são maiores que as fêmeas e possuem a nadadeira dorsal levemente pontiaguda, são onívoros, mas procure oferecer sempre que possível alimentos vivos para que o peixe tenha uma boa saúde e cores mais exuberantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário