Os ovos de caracóis são parecidos com uma massa gelatinosa transparente, fácil de sentir com o tato, devemos remover esta massa, tirar folhas mortas ou muito machucadas.
O ideal é não comprar plantas com aspecto de machucada, ou cheia de algas, a não ser que seja um espécime bem raro, ainda assim você corre um sério risco de perder a planta.
As plantas com folhas delicadas devem ser manuseadas com extremo cuidado, outras já permitem um pouco mais de “grosseria”, o próximo passo é identificar os tipos de plantas que temos se de bulbos, talo, roseta, etc.
Plantas de Roseta.

Devemos ter o cuidado de cobrir apenas as raízes das plantas para evitar o apodrecimento do caule da planta e consequentemente sua morte.
Plantas de Talo.

O ideal é plantá-las em grupos, porém evite colocar muitas plantas agrupadas para que a luz possa atingir mais facilmente a base da planta. Às vezes elas costumam se soltar, para isto utilize algum peso para mantê-las fixadas no solo, uma vez que elas se enraizarem remova as pedras.
Plantas de Bulbo.

As plantas de bulbo ou tubérculos, como as Aponogeton, Nymphaea, etc. necessitam ser plantadas com cuidado, a maioria dos bulbos se dão melhor se ficarem parcialmente expostos. Os bulbos de Lótus (Nymphaeas) devem ser colocados sobre o substrato enterrando apenas as raízes, ou enterrando 2/3 do bulbo. As demais plantas de bulbo também devem ser plantadas com 2/3 apenas.
Plantas de Rizoma.

Plantas Pequenas.

Existem duas possibilidades de fixar estas plantas, a primeira seria utilizar telas onde estas plantas estariam fixadas e colocar sobre o substrato, lembrando que estas telas devem ser de lã mineral, a outra forma é mais adequada, que seria plantar utilizando pinças para fixá-las no substrato o mais próximo possível e assim criar os famosos carpetes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário