12 fevereiro 2010

A Tecnologia no Aquarismo.

Sabemos que a evolução tecnológica está presente em quase todos os aspectos de nossas vidas, dos celulares aos exames médicos mais complexos que existem, tudo mudou, algumas coisas para melhor e outras nem tanto.

No aquarismo também a evolução da tecnologia tem chegado com força, quem não se lembra das antigas "bombinhas" de ar? e daqueles filtros externos onde se aclopava a mangueirinha da Bomba para que o filtro pudesse funcionar? Hoje estes aparelhos podem ser considerados obsoletos em vista do que existe no mercado.


Estive pesquisando sobre as inovações e descobri diversos materiais que facilitam ou ajudam o aquarista, tais como alimentadores automáticos, medidores de PH eletrônicos, Sifonadores automáticos etc...

Estes produtos facilitam e muito a vida do aquarista mais atribulado, porém ao utilizarmos certos produtos, acabamos nos distanciando do contato com nossos os peixes. Eu particularmente adoro alimentar meus peixes, todo dia quando chego próximo do aquário vejo a movimentação deles esperando pela comida que sempre coloco no mesmo local.

Gosto de ficar observando a movimentação deles em busca do alimento, quem comeu mais, quem não está comendo, quanto tempo levaram para comer, etc...

Acho este contato muito legal, as vezes quando vou alimenta-los, eles chegam a beliscar meus dedos, com um alimentador automático isto seria impossível, embora um alimentador deste tipo é ideal em dias de viajem ou longa ausência.

Gosto também de medir o PH nos tubinhos de ensaio e depois ficar comparando com o papel, me sinto o cientista diante da formula secreta, anoto data e hora, valor do PH, DH e outros parâmetros, observo plantas, filtros, CO2 etc...

Sem duvida que a tecnologia veio para ficar, mais o contato mais intimo com os animais que criamos nos ajuda a relaxar e a descobrir coisas que nenhuma tecnologia é capaz de mostrar, conheci um amigo que criava um Oscar se alimentava na sua mão, tamanha era a confiança que o peixe havia adquirido nele.


Os produtos inovadores e modernos nos ajudam como os filtros UV, Canister, termostatos eletrônicos e outros, imaginem manter um lindo plantado com os recursos dos anos 80/90, impossível, hoje temos estes recursos em mãos.


Porem devemos adotar a tecnologia com moderação para não distanciarmos dos nossos peixes e tornarmos apenas aquaristas observadores, é necessário saber usufruir dos benefícios e alem de observar também pesquisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário