Quando entramos em uma grande loja de aquários com suas variedades de espécies, ficamos encantados e gostaríamos de levar tudo o que nosso orçamento permite, porem existe um parâmetro muito importante que devemos observar com critério é a questão da compatibilidade.

Questões de Compatibilidade
Você já reparou na cidade onde mora que existem pessoas de diversas origens e costumes? Normalmente vivem em paz, ou pelo menos se respeitam dentro da lei, no aquário é a mesma coisa, você poderá colocar espécies asiáticas com brasileiras e ambas poderão viver em paz desde que algumas regras sejam respeitadas, porque peixes territoriais quando colocados em aquários pequenos não suportam outros? Pelo simples fato de haver invasão do seu espaço, da mesma forma que você defende seu quintal.


Evite também criar peixes de cauda longa junto com peixes que gostam de mordiscar, exemplo os Mato Grosso, Rosáceos e outros tetras, alguns aquaristas criam lebistes junto com outras espécies até com relativo sucesso, porem não é o mais indicado, devemos evitar o stress nas espécies para cria-las de forma mais natural possível.
Faça pesquisas e procure manter a paz em seus aquários.