30 novembro 2016

Echinodorus Ozelot


Esta linda planta pertencente à família Alismataceae foi desenvolvida através do processo de hibridização, ou seja, através do cruzamento entre espécies, foi desenvolvida pelo pesquisador e aquarista Alemão Hans Bart que além desta espécie criou diversas outras do gênero Echinodorus.

Atingindo até 40 cm de comprimento ela é muito bonita e atraente devido suas folhas mescladas por pequenos pontos escuros. 
Gosta de iluminação moderada a forte, substrato fértil, PH entre 5,8 a 7,2 e temperatura tropical é ideal para o bom desenvolvimento da espécie.

Sua propagação se dá através de haste com mudas e rizona, possui crescimento rápido e caso seu aquário tenha CO² seu desenvolvimento será mais rápido e saudável.


Ideal para ser plantada no meio do aquário em espaço mais aberto para que suas folhas se desenvolvam melhor, muito apreciada e comum entre os aquaristas e também fácil de ser encontrada em lojas especializadas, vale a pena ter em seu aquário, existe ainda uma variedade vermelha, muito linda e muito atraente, vale a pena conhece-la.

15 novembro 2016

Aphyocharax rathbuni

Este lindo peixe tem a capacidade de te fisgar no primeiro encontro, atingindo cerca de 5 cm quando adulto ele é ideal para aquários plantados, pois sua cor e desenvoltura irá deixar o ambiente ainda mais belo.

Encontrado na bacia Amazônica e Rio Paraguai, pertence a família dos caracídeos, é onívoro, gosta de ambientes com muita vegetação, PH ácido e temperatura tropical, deve ser mantido em cardumes de no mínimo uns 10 exemplares.

De temperamento pacífico este peixe será bom companheiro de outros tetras e peixes de porte pequeno, cuidado pois seu tamanho reduzido pode transforma-lo em petisco de luxo para espécies maiores.

Possui um corpo esguio com cores vibrantes que vão do verde no dorso, ventre mais para um dourado-prateado e região anal vermelha, suas nadadeiras são translucidas e devido ao formato do seu corpo é um exímio saltador, por isso tenha cuidado para que o animal não se sinta assustado e venha saltar do aquário em um momento de estresse.

Dificilmente se reproduz em aquários, mas com um grande cardume isto pode acontecer já que a diferença entre macho e fêmea é impossível de ser percebida por aquaristas menos experientes.

Geralmente coloca seus ovos entre as plantas e raízes onde após serem fertilizados irão eclodir em até três dias, como todo caracídeo não cuida da prole e podem vir a se alimentar dos ovos.


Por este motivo caso tenha o interesse em reproduzi-lo, você deve ter um aquário já preparado para isto, pois assim, poderá evitar a perda dos ovos e obter sucesso na reprodução deste magnifico peixe.