22 julho 2014

Tetra Belém

A família Characidae é surpreendente e sempre nos trás belíssimas espécies que nos deixam loucos para ter em nossos aquários. O Moenkhausia eurystaenia ou Tetra Belém é mais um destes exemplares que você tem o dever de conhecer e se possível adquirir, embora seja de difícil localização nas lojas especializadas.

Encontrado na sempre surpreendente região da Amazônia Brasileira, Guiana e Suriname, este peixe vive em grandes cardumes, é pacifico e gosta de nadar a meia altura entre as plantas. Onívoro come de tudo e gosta de se alimentar também de pequenos vermes que encontra nos rios, como todo Caracídeo gosta de PH ácido, temperatura tropical cerca de 28ºC, água mole e vive cerca de 4 anos quando bem adaptado no aquário.

Possui belas cores e para que fique sempre com as cores vivas, ofereça alimentos vivos como artêmia que é rica em Caroteno e que irá auxiliar na coloração da espécie, as diferenças sexuais entre os peixes e quase a que é encontrada em todos os Caracídeos, os machos são ligeiramente menores que as fêmeas, coloração mais vibrante e o famoso “gancho” nas nadadeiras.

São peixes para viver em cardumes de 10 ou mais peixes, por este motivo tenha um aquário grande para que os peixes possam ter espaço suficiente para natação, são peixes ovíparos que não cuidam dos filhotes, as fêmeas liberam os ovos que após a fertilização pelos machos eclodirão em até 48hs.


O aquário deve ter muitas plantas para que a iluminação não incomode os peixes, crie áreas sombreadas e deixe espaço no meio para a natação, monitore sempre os parâmetros da agua para que não ocorram quedas bruscas que poderão matar os peixes, utilize um bom termostato para que a temperatura do aquário não sofra grandes variações que irão debilitar o peixe e deixa-lo propicio a doenças. 

10 julho 2014

Hyphessobrycon elachys

Este lindo caracídeo conhecido como tetra-véu é indicado para iniciantes devido a facilidade de criação, pacífico, é ideal para ser criado em grandes cardumes nos aquários plantados onde o peixe irá desfilar toda a sua beleza.
 
É uma das menores espécies de caracídeos, por isto um aquário de 50 litros já poderá abrigar um pequeno cardume, é um peixe muito ativo e os machos costumas ficar "medindo" forças nadando lado a lado com as nadadeiras abertas e as cores vibrantes.

Um aquário bem plantado e com iluminação moderada deixará o ambiente ideal para o peixe, a temperatura ideal é a tropical, ou seja, cerca de 28ºC, PH 6,5 e GH 8.


Estes peixes comem de tudo, busque oferecer alimentos vivos como artêmias, infusórios, dáfnias, etc. evite criar este peixe junto com espécies mais lentas ou com nadadeiras longas como Acarás Bandeira, Disco, Colisas entre outros, já que o peixe poderá mordisca-las e assim abrir caminho para infecções e outras doenças.

A diferença sexual entre macho e fêmea é fácil de ser observado, as fêmeas são ligeiramente maiores que os machos além de mais roliças, são peixes que não cuidam da prole, quando desovam se não forem removidos poderão comer todos os ovos, geralmente os alevinos eclodem após 48h.