28 maio 2014

Protozoários - Conheça este inimigo


Muitas vezes ao adquirirmos um belo exemplar que a tanto desejávamos, percebemos com o passar dos dias que o mesmo está um tanto apático e quieto, sem comer direito e rejeitando qualquer tipo de alimento, percebemos então que o peixe logo começa a definhar e morre.

Sem saber o que fazer o aquarista vê seu belo exemplar que pode ter custado caro morrer de uma hora para outra, o que pode ter acontecido?  Você irá se perguntar, isto pode ter sido a presença de agentes patogênicos conhecidos como Hexamita salmonis, hexamita truttae ou hexamita intestinalis.

Este protozoário é encontrado em qualquer espécie de peixe, e dependendo das condições o mesmo pode vir a desenvolver a doença, esta enfermidade é muito comum em ciclídeos, tais como Bandeiras, Discos, Oscar, etc.

Seus sintomas são bem visíveis, o peixe passa a rejeitar a alimentação ou tende a cuspi-la após tentar ingerir e isto leva ao definhamento do animal que desta forma fica mais propenso a novas enfermidades.

A transmissão desta doença se dá pelas fezes de outros animais doentes ou se desenvolve devido à baixa qualidade da água do aquário, má alimentação, estresses etc. por este motivo é muito importante que ao adquirir novos animais você os coloque em um período de quarentena antes de introduzi-los no aquário.

Para realizar o tratamento do animal infectado, devemos utilizar o Flagyl que é encontrado nas farmácias e drogarias, alguns aquaristas que já tiveram este problema indicam a seguinte dose:

¼ de um comprimido para tratar 40 litros de água do aquário de quarentena ou hospital;

Troca de 30% da água a cada dois dias por pelo menos 15 dias do tratamento;

Temperatura em torno dos 34.C;

Aeração constante e forte.


Existem no mercado duas opções de medicamentos que são importados e de ótima qualidade, porem de custo elevado que são o Metronidazol e Flagelol ambos da Seachem e Sera respectivamente. 

18 maio 2014

Peckoltia Lineola

Para os amantes dos cascudos segue mais um belíssimo exemplar que pode habitar seu aquário, encontrado na região Amazônica e também na Venezuela, este peixe é pacífico e pode conviver muito bem com outros peixes, atingindo cerca de 15 cm de comprimento o P. Lineola costuma ficar escondido durante o dia em tocas e debaixo de troncos, por isso seu habitat deve possuir áreas onde o peixe possa ficar escondido e se sentir protegido.

Ao final do dia ele costuma ser mais ativo, procure alimenta-lo durante este período com alimentos para peixes de fundo e pedaços de carne como Tubifex, camarão fresco, etc. também come legumes e gosta de raspar o tronco caso a madeira for mole.


Tem-se noticia de que alguns aquaristas já conseguiram sua reprodução com certo sucesso, porem os detalhes ainda são desconhecidos. Os machos desenvolvem um tipo de espinho nas nadadeiras peitorais e na metade inferior do corpo assim como algumas cerdas atrás das guelras.


Os parâmetros da água são PH de 6.0 a 7,5, temperatura de 25 a 28C, este peixe requer altas doses de oxigenação na água talvez você seja obrigado a instalar alguns oxigenadores adicionais.

01 maio 2014

Camarão Fantasma - Macrobrachium jelskii

O Macrobrachium jelskii é um camarão muito comum em lojas de aquário aqui em São Paulo, conhecido também como camarão fantasma ou camarão sossego, ele é encontrado em grande parte da América do Sul, os machos quando adulto chegam aos 4 cm de comprimento.

De temperamento pacifico, gosta de habitar em aquários com agua em torno dos 20 a 26.C, PH de 6.5 a 7 e iluminação branda. Não é aconselhável mantê-lo em aquários com peixes grandes, pois pode ser devorado facilmente por eles, com uma coloração transparente e algumas variações nas cores indo entre o marrom e preto ao amarelo-alaranjado.


É de fácil reprodução em cativeiro, caso o aquário esteja bem equilibrado e estabilizado ele poderá facilmente desovar no ambiente. Procure alimenta-lo bem e faça diversos esconderijos para que ele se sinta mais seguro.


Os ovos com cerca de 1,5 mm de diâmetro ficam armazenados no ventre da mãe e após cerca de 25 a 40 dias eles eclodem, os filhotes ficam no fundo se alimentando com o que acham no substrato, a taxa de sobrevivência é alta e caso sejam bem alimentados em pouco tempo você terá uma grande prole para criar.

É um animal muito ativo, sempre percorrendo todos os cantos do aquário em busca de alimentos e até de peixes que morrem, podem facilmente ser mantidos com outros peixes de porte semelhante e pacíficos e durante a noite os camarões ficaram ainda mais ativos.

Não são exigentes em relação a alimentação, comem desde algas, rações industrializadas etc. são verdadeiros faxineiros dos aquários, se alimentando de todos os restos que acharem, ideal para aquários com plantas de folhas grossas, onde ele irá ajudar no combate as algas.

Foto - Minoru Nagayama para - planeta invertebrado Brasil.com.br