28 fevereiro 2011

Paracheirodon Simulans

Mais uma belíssima espécie nacional que tem a capacidade de deixar seu aquário realmente bonito, o Neon Verde é encontrado na Bacia Amazônica assim como seus parentes mais próximos como o Cardinal, o Neon Negro e outros.

Peixe de índole pacifica, convive muito bem com outras espécies de igual índole, não coloque junto com peixes grandes para que ele não vire um petisco de luxo, seu tamanho máximo é de apenas 3 cm de comprimento, gosta de PH entre 5,5 a 6,8, muita vegetação e temperatura entre 26ºC a 28ºC.
Ideal para aquário grande e com muitas plantas, onde você poderá ter um cardume de 20 peixes para cima o que criará uma bela aparência no aquário. Coloque-o juntamente com outros Neons, você ficará fascinado pela beleza que ele trará ao ambiente.

Assim como quase todos os Caracídeos o Neon Verde come de tudo, procure alimentá-lo com artêmias e outros alimentos vivos para garantir as mais belas cores no animal.

Alguns aquaristas utilizam turfa na água para deixá-la mais ácida e tornar-la mais parecida com o ambiente onde estes peixes vivem.

Sua reprodução é ovípara e muito difícil de ser realizada em aquários.
Este artigo é dedicado a Memória de Jeferson Correia da Costa, você estará sempre em nossos corações.

16 fevereiro 2011

Hemigrammus Hyanuary - Neon Verde

Continuando com nossa divulgação dos caracídeos mais belos para seu plantado, segue mais um belíssimo exemplar, trata-se do Hemigrammus Hyanuary também conhecido como neon verde, mede de 3,5 a 4 cm, é encontrado na região amazônica e também no Peru, gosta de viver em cardumes de 10 peixes para cima e fica muito bem em aquários plantados.

É onivoro, ou seja, come de tudo, tem o corpo prateado com uma faixa longitudinal verde-amarelada brilhante.

Seu aquário deve ter temperatura em torno dos 26ºC, PH ácido entre 6,7 a 7,0 e DH 2 a 8, vive aproximadamente 4 anos. Sua reprodução é um pouco difícil de ser obtida em aquários, porem se você tentar deverá seguir as seguintes recomendações tais como: temperatura de 26ºC, PH de 5,8 a 6 e DH próximo a 2, também deve ser protegido da luz direta para que os ovos não sejam atacados por fungos.

Após a postura dos ovos os pais devem ser removidos para que não devorem toda a ninhada, geralmente eles colocam de 100 a 200 ovos que após 24 horas eclodem.
Durante os primeiros dias não é necessário alimentá-los, pois eles absorverão o saco vitelino, após 5 dias passe a alimentá-los com infusórios ou naúplios de artêmia.

08 fevereiro 2011

Técnicas de Fotografia para o Aquário.

Quem nunca desejou guardar para a posteridade aquele belo aquário montado com tanto sacrifício e custo? aquele exemplar raro que você teve o privilégio de criar e aquela planta raríssima que só você teve?

Muitos de nós, ou até todos, tem este desejo de guardar em imagens aquele belo aquário, por isso vai aí algumas dicas para você na hora de fotografar seu lindo trabalho.

A câmera pode muitas vezes capturar imagens que a olho nu nós não percebemos, mas quando vamos ver as fotos depois, poderemos notar sombras e outras marcas estranhas.

O tamanho do aquário também deve ser levado em conta quando decidimos fotografar, pois se ele for muito alto, dificilmente a luz atingirá em toda a sua plenitude as partes mais fundas, caso o seu aquário seja deste tipo, procure acrescentar uma iluminação que possa deixa-lo mais claro durante a sessão de fotos.

Não faça nenhuma sifonagem ou outra movimentação interna no aquário para não poluir a água com as partículas que ficam no fundo e que podem ficar flutuando, prejudicando a qualidade da água.

Alimente bem os seus peixes uns cinco dias antes de fazer a sessão de fotos, para que eles estejam bem dispostos e saudáveis, aliás, a alimentação deve ser saudável sempre não só durante o período de fotos.

A época da desova é ótima para fazer fotografias, pois alguns peixes apresentarão padrões de cores mais intensas, estarão mais belos e com certeza te dará ótimas fotos.

Tenha paciência para capturar um belo movimento ou uma situação inusitada, você terá que permanecer durante algum tempo imóvel na frente do aquário, evite barulho ou qualquer outro ruído que possa assustar os peixes.

Já ouvi relatos que alguns fotógrafos utilizam um tipo de calmante para fazer fotos de peixes, esta prática nós não apoiamos e condenamos de forma veemente!

Inspire-se e faça fotos de diversos ângulos, hoje com as câmeras digitais é mais fácil experimentar, já que você não terá custo nenhum ao baixar as fotos no seu PC.

Estude o comportamento da espécie que pretende fotografar, o ambiente ideal, iluminação etc. leia também o manual da sua máquina para saber quais recursos você pode utilizar, evite o uso do flash para que os peixes não se assustem, tenha um ambiente bem iluminado e boas fotos!!