Muitos aquaristas gastam fortunas em equipamentos, acessórios, peixes, plantas etc. e negligenciam um item super importante dentro do aquarismo, a alimentação.
Assim como todo ser humano os peixes também necessitam de uma alimentação rica em proteínas, carboidratos e outros minerais para garantir seu desenvolvimento de forma saudável, acontece que as vezes cometemos o erro de oferecer a eles uma alimentação pobre, o que acarreta na perda da coloração, debilitação na saúde e por ultimo a morte do mesmo.
Sabemos que na natureza os peixes encontram tudo de que precisam e no aquário devemos oferecer a eles o necessário para seu desenvolvimento, muitas vezes nos contentamos com um peixe de coloração brilhante sem saber que ele poderia ficar muito mais brilhante e saudável se fosse alimentado adequadamente.
Já tive a oportunidade de ver peixes incríveis, com cores lindas, nadadeiras enormes e muita saúde, tudo isso com base em uma alimentação saudável e equilibrada.
A alimentação deve ser balanceada, devemos oferecer se possível, semanalmente uma alimentação composta de alimentos vivos que são mais nutritivos e farão à festa dos seus peixes, a artêmia é uma boa recomendação, pois além de ser de simples preparo, basta lavar e servir, é encontrada facilmente e tem preço relativamente baixo (R$ 5,00 em SP).
Alguns alimentos em flocos também são excelentes fontes de proteínas, alimentos como a Gala Premiun da JBL, Spectron Flasch H20 da New life, Flakes menu da Sera e Color Flakes da Tetra, alem de outras marcas famosas são muito bons, o problema neste caso é o custo que é muito alto.
Alguns alimentos nacionais também são de excelente qualidade, embora não sejam comparados com os importados, seu custo é mais baixo e cabe em qualquer bolso.
Outro tipo de alimentação que também é bom para ser utilizado são os congelados como Artêmias, Bloodworms e outros.
Ao comprar a comida de seu peixe, verifique a data de validade, evite alimentos velhos, embalagem danificada ou exposta ao sol, o melhor local para se comprar a comida dos peixes é nas lojas especializadas, não compre em feira, ambulantes, ou casa de ração que não tenha total conhecimento do produto oferecido.
A saúde de seus peixes está nas suas mãos, portanto cuide bem deles, ofereça uma boa comida e terá seus peixes bonitos e saudáveis por muito tempo.
30 abril 2011
18 abril 2011
Corydora Adolfoi
Este simpático peixinho, membro da família Callichthyidae é encontrado em várias partes da América do Sul, em especial na região Amazônica.
De coloração creme-amarelada com uma mancha preta nas costas, ele desperta atenção pela sua beleza e graça, pacífico convive bem com as outras espécies de corydoras e também tem a mesma utilidade, pois se alimenta principalmente do que ela encontra no substrato, limpando o solo dos restos de alimentos que por ali ficam, porem ela não come dejetos como muitos crêem.
Atingem no máximo 6cm de comprimento, gostam de aquários com PH de 6 a 7, temperatura de 20ºC a 26ºC e iluminação moderada. Como na natureza este peixe vive em cardumes, procure manter um pequeno cardume no seu aquário, assim a beleza deste peixe será muito maior.
Alimente-os com ração própria para peixes de fundo, sirva também artêmias e outros alimentos vivos e nunca coloque peixes muito arisco para que não intimidem as corydoras.
Sua reprodução em aquários é desconhecida, não havendo informações sobre como conseguir a reprodução da espécie e nem quais os cuidados a serem tomados, alguns aquaristas já conseguiram manter este peixe por mais de cinco anos em seus aquários.
05 abril 2011
Hora da Mudança? como transportar o aquário?
Mudar de casa pode ser uma tremenda dor de cabeças, principalmente se tivermos um aquário bem estabilizado, bonito e com todos os parâmetros funcionando perfeitamente.
Saiba que para realizar o desmonte do aquário, devemos preparar todo o material necessário com antecedência, principalmente o local de transporte dos peixes, o ideal seria transportar separadamente cada espécie independente do tamanho, evite transportar os cascudos, junto com outros peixes, Os discos requerem um tratamento especial, devido ao seu tamanho e sensibilidade.
A quantidade de ar é mais importante que a quantidade de água no recipiente de transporte dos peixes, porque os peixes estressados tende a consumir mais oxigênio o que pode acarretar na queda do PH da água de transporte.
Se sua viagem for de mais de duas horas, é importante introduzir um pouco de oxigênio nas bolsas de transporte, os peixes menores aguentam melhor o transporte do que os peixes maiores. Transportá-los no escuro ajuda no combate ao estresse da viagem, para grandes distâncias utilize caixas de polietileno, isto evitará que a temperatura mude de forma brusca o que é muito importante para os peixes.
O transporte das plantas é mais simples, enrole-as em jornal umedecido para que não se deteriorem, coloque-as dentro de um saco plástico com um pouco de água e pronto.
Evite alimentar os peixes nas 24 horas que antecedem a mudança, isto ajudará na limpeza da água evitando a contaminação com as fezes dos animais.
A captura dos peixes deve ser realizada o mais rápido possível, evitando o stress e o desgaste do animal.
Quando você desmontar o aquário coloque o filtro interno, se você utilizar, dentro de um recipiente com a água do próprio aquário, isto evita que as bactérias benéficas que vivem nele moram.
Se for possível, evite remover o substrato do seu aquário, tente transportar com um pouco de água cobrindo-o, porem tenha cuidado para não danificar seu aquário devido ao peso.
Se for possível aproveitar um pouco da água que estava no aquário, ótimo, mas caso não seja viável não tem problema, após escolher o local onde ficará seu aquário, monte-o de acordo com seu gosto e após enche-lo faça todos os testes necessários, após alguns dias introduza os peixes.
A introdução dos peixes e outros animais devem ocorrer no mesmo dia, com as mesmas condições de temperatura, iluminação, etc. antes faça todos os testes necessários tais como medição de PH, DH, etc.
Seguindo estes procedimentos básicos com certeza você não terá perdas com seus peixes e plantas, logo seu aquário estará exuberante como antes.
Boa Sorte.