27 agosto 2010

Não devemos apoiar isto!

Amigos, todo aquarista ama seus peixes pelo menos é o que se espera de uma pessoa que adota este hobby, sabemos que os peixes que criamos em nossos aquários merecem viver da melhor forma possível, por este motivo tentamos imitar ao máximo as qualidades dos melhores biomas dentro de nossos aquários.

Sabemos que para termos sucesso em nosso hobby a troca de informação e experiência são super importantes porque a informação nos dará mais conhecimento acerca de nossos peixes.

Mas quero denunciar aqui coisas assombrosas que são cometidas dentro de nosso hobby, quem nunca viu aquele belo Kinguio sendo vendido em um saquinho minúsculo debaixo do sol quente nas feiras livres? Isto se dá porque existem pessoas inescrupulosas que maltratam os animais em busca de lucro, não pensam no bem estar dos peixes e muito menos na satisfação do cliente, porque ao adquirir um peixe nestas condições suas chances de morte são enormes.

Por este motivo não devemos NUNCA adquirir peixes vendidos desta forma, e orientar a qualquer pessoa que deseja iniciar no hobby a fazer o mesmo, evitando a compra não haverá vendedores.

Porem existe uma prática cruel que vem sendo difundida mundo afora, são os peixes coloridos artificialmente, alguns exemplares mostram em seus corpos desenhos como corações, bandeiras, listras, etc.

Tente imaginar quantos peixes não foram sacrificados na realização desta brutal maneira de pintar? será que devemos apoiar e comprar estes peixes? NÃO!

Não tem nexo comprar estes peixes já que não são naturais, a natureza através de Deus sabe criar e colorir cada espécie, e não adianta o Homem tentar criar algo pois só irá trazer dor e crueldade para os animais assim como já fazem com outros na natureza.

Na internet já vi alguns exemplares de peixe papagaio coloridos artificialmente por "aquaristas" inescrupulosos que alem de pintar ainda amputam partes do peixe para que ele venha adquirir formas extravagantes.

Quero através deste artigo demonstrar meu total repúdio a estes "aquaristas" que agem de forma anti ética e cruel, criando estas aberrações e causando aos peixes dores e tratamento cruel.

Todo aquarista deve ser pesquisador, porém sem infringir dor e agonia para seus peixes, deve pesquisar novas espécies através de cruzamentos naturais e não através de métodos duvidosos.

Cabe a nós colocar um fim a estas práticas cruéis, nunca adquirindo estes peixes e denunciando qualquer logista ou aquarista que comercializar isto.
Porque aquarismo é vida, é arte, é um pedaço da natureza dentro de sua casa, apartamento, etc.

20 agosto 2010

Puxa - Puxa - Inpaichthys Kerri

Conhecido no meio aquarístico como puxa-puxa ou tetra real, este peixinho é mais um belo exemplar brasileiro, que é encontrado em igarapés do alto rio Aripuanã, descoberto em 1976 este lindo peixinho gosta de viver em cardumes, em águas de PH ácido entre 6,0 a 6,8, DH na faixa de 1º a 3º e temperatura entre 24ºC a 29ºC.
Apresenta uma faixa longitudinal que se estende desde a mandíbula até a cauda com sua cor variando entre o azul e o violeta .

De temperamento pacífico, assim como os outros tetras este peixe come de tudo, mais dão preferência por alimentos vivos como as artêmias, larvas de mosquito etc.

Os machos da espécie são ligeiramente maiores que as fêmeas, atingindo uns 5 cm, são mais coloridos com o dorso-amarelado e sua faixa azul escuro.

As fêmeas são pardas amareladas com reflexos azulados, também apresenta a faixa azul escuro e a nadadeira adiposa entre o vermelho alaranjado e o vermelho rubi.

No período do acasalamento, o macho executa a dança nupcial ostentando o colorido já mencionado e abrindo bem suas nadadeiras, ele se enrosca na fêmea apertando-a para que a mesma libere entre 3 a10 óvulos.

Os ovos ficam aderidos as plantas e as larvas nascem após 18 horas, no inicio se alimentam do conteúdo do saco vitelino, depois de 5 a 7 dias já poderão ser alimentados com micro vermes, naúplios de artêmias, etc.

Crescem de forma rápida e já estão aptos a procriar com apenas 4 meses de vida.`

É um pouco difícil de ser encontrado mais vale a pena ter um pequeno cardume deste lindo peixe em seu aquário.

12 agosto 2010

Troca de água - Erros a Evitar

Reproduzir as características exatas de um riacho, rio, lago etc em um aquário é algo praticamente impossível, sabemos que a natureza tem seus controles e que apenas Deus sabe executa-los.

As condições de iluminação podem ser supridas com lâmpadas especiais, podemos manter plantas em belo e saudável desenvolvimento, mas a agua embora seja tratada pelos filtros, perde seus nutrientes tornando cada vez mais dura.

A troca de agua seria a solução para evitar seu envelhecimento, esta troca deve ser realizada de maneira regular dependendo das condições do aquário. Quanto mais peixes você tiver e menos plantas a troca deverá ocorrer com mais frequência.

Vejamos alguns passos importantes para uma troca eficiente.

  1. Separar a agua que será usada para a troca parcial em nossos aquários, deixa-la descansar e tratar seu PH, DH e temperatura;

  2. Tirar a agua a ser substituída aproveitando o processo para sifonar o aquário, recolhendo os detritos que não foram sugados pelo filtro,

  3. Uma vez que já retiramos 1/3 da agua do aquário, podemos começar a enche-lo com a agua separada que deverá ter as mesmas condições da agua retirada, isto é, temperatura, PH e DH iguais ou mais próximos possível;

Erros durante a troca de agua.

Alguns erros comuns que muitos aquaristas iniciantes cometem e que pode comprometer toda a vida no aquário.

  1. Temos que introduzir a agua com a temperatura compatível com a já existente no aquário, ou um pouco menor +- 2ºC, variações bruscas causam danos que podem levar os peixes a morte, imagine perder aquele exemplar raro que você adquiriu com tanto custo!

  2. A agua a ser colocada deverá ter permanecido em repouso, é importante não acrescentar a agua diretamente da torneira pois alem do cloro ela irá causar várias bolhar no aquário que podem se agarrar as branquias dos peixes provocando um transtorno respiratório fatal para eles;

  3. Evite trocar toda a agua do aquário, faça apenas trocas parciais a cada 15 dias ou dependendo do tamanho do seu aquário trocas semanais, tenha sempre em mãos os testes e faça uso deles;

  4. Faça qualquer manutenção em seu aquário com calma, a pressa pode prejudicar seu trabalho e prejudicar seus peixes, tenha cuidado com as rochas, plantas e outros objetos da decoração, eles podem cair e ferir algum peixe, evite ao máximo colocar as mãos dentro do aquário e se for necessário fazê-lo, lave as mãos com todo o cuidado para evitar a contaminação da agua.

05 agosto 2010

Parotocinclus Jumbo - "O Terrivel!"

Conhecido como cascudo Pit-bull, este peixe em nada se assemelha com os cães desta temível raça, pelo contrário são extremamente pacíficos e de grande utilidade em nossos aquários, já que ele irá se alimentar das algas que se formam nas pedras, vidros e decoração.

Como todos cascudo, devemos oferecer a ele um ambiente saudável para ele viver, com tocas e outros buracos para ele se esconder durante o dia e cuidar de sua alimentação, oferecendo ração granulada que possa chegar ao fundo onde o mesmo realiza suas refeições, as rações indicadas para isto são Nutrafin Max em pastilhas liofilizadas ou Nutrafin Max Sinking que são menores.

Tenho um em meu aquário e o mesmo mantêm as rochas, troncos e outros objetos sempre limpos e sua coloração o ajuda a ficar praticamente invisível no meio das pedras, sendo necessário observar com cuidado para encontra-lo parado em algum canto.

Ao contrário do que muitos aquaristas pensam os cascudos não se alimentam de fezes dos outros peixes e sim de restos de alimentos e algas.

A reprodução desta espécie não é conhecida assim como seus meios de acasalamento ou formação de casal, pelo que se sabe sua reprodução é ovípara.

Este peixe é indicado para todos aquaristas, principalmente para aqueles que possuem aquários plantados.