27 janeiro 2010

Alimentos Vivos - Dáfnias

Todo aquarista sabe que a alimentação viva é muito importante para o desenvolvimento dos seus peixes, pois elas possuem os mesmos valores nutritivos que os peixes podem encontrar na natureza, estes alimentos geralmente são ricos em vitaminas e outros compostos que auxiliam no desenvolvimento da espécie.

A Dáfnia (Daphnia sp.) é rica em iodo, fósforo e cálcio, este alimento também conhecido como pulga d'agua é na verdade pequenos crustáceos que medem cerca de 2 a 4mm de comprimento.

É encontrado em lagos e charcos de águas paradas e rico em matéria orgânica, seu corpo é ovalado e recoberto por uma espécie de concha, a cabeça é grande e os olhos são bem desenvolvidos.

Embora seja um alimento nutritivo para os peixes, não devemos oferecer mais de 2 ou 3 vezes por semana, isto devido a grande quantidade de vitamina A que possuem.

Este tipo de vitamina só é benéfico em pequenas quantidades, o ideal é usar as Dáfnias como complemento da alimentação.

Devemos servi-las vivas e sempre em pequenas quantidades, geralmente elas morrem em 1 ou 2 dias, o que pode acarretar na poluição do aquário caso seja dada quantia muito elevada do alimento.

Segue ai mais uma dica de preparar um manjar dos deuses para seus lindos peixinhos....

22 janeiro 2010

Apistograma Boreli

Este peixe originário da bacia do Paraná é membro da família dos ciclideos, peixe de habito territorial defende seu espaço com bravura e valentia, alguns aquaristas mantém casais em seus aquários comunitários, e mesmo assim as vezes sai algumas "rusgas" entre ambos, outros preferem manter haréns de 01 macho e 05 fêmeas, porém nunca devemos manter 02 machos no mesmo aquário, o tamanho ideal de aquário para a espécie é de 80cm para o casal.

O macho é mais colorido e apresenta as nadadeiras dorsal e anal mais desenvolvidas que a fêmea, vive em ph de 6.5 a 7.2, temperatura de 24 a 27 C, e come ração flocada, artêmia, tubifex e outros.
Sua reprodução em aquários não é difícil, sendo que para isto devemos separar os casais dos demais peixes pois sua agressividade irá aumentar de forma considerável.

Caso você decida ter Apistograma Boreli em seu aquário, o ideal é preparar o mesmo com muitas plantas, pedras lisas, tocas e outros esconderijos onde eles poderão ficar e assim delimitar seus territórios, as pedras poderão ser usadas nas posturas de ovos como também as plantas que devem ter folhas largas.
Geralmente não é agressivo com outros peixes, apenas os mantém longe de seu território sem causar maiores danos.

Este é mais um belo exemplar brasileiro que pode habitar em seu aquário.

19 janeiro 2010

Algas, as inimigas do Aquário.

Quem nunca teve problemas com algas que atire a primeira pedra! com certeza no inicio de sua vida como aquarista você já penou com elas, hoje com mais experiência você tira de letra, mais e os nossos amigos iniciantes como ficam nesta historia? pois bem, vamos abordar aqui um pouco sobre este problema que afeta nossos aquários as vezes de maneira terrível.

É normal que existam algas no aquário, desde que controladas e em pouco volume, até já vi lindos aquários com algumas algas filamentosas que davam um aspecto interessante ao ambiente.

Porém quando a coisa sai do controle..., fazemos trocas parciais, sifonagens, testes e mais testes e nada, as plantas começam a ser sufocadas pelas algas, o aspecto do aquário fica horrível e quando estamos já para jogar a toalha, descobrimos que o problema pode ser bem mais simples do que imaginávamos.

Dentre alguns problemas que podem causar o surgimento de algas em excesso, destaco os seguintes:
1 - Excesso de Alimentação, as sobras ficam no aquário o que causa um aumento de poluição juntamente com os dejetos dos peixes;
2 - Iluminação - o excesso de luz também pode ser um grande aliado das algas;
3 - Excesso de Peixes - as vezes ficamos tentados quando entramos em uma loja e compramos o que vemos pela frente, mais seu aquário tem a capacidade para abrigar todos os peixes? alguns aquaristas usam a regra de 1cm de peixe para cada litro de agua, não esquecendo que dependendo da espécie ela irá crescer!

4 - Excesso de fertilizantes - Existem no mercado (não vou citar a marca) fertilizantes que são ótimos, para as algas!! pois contém em sua formula fosfato, este elemento quando em excesso é o grande aliado das algas.

Para resolver o problema das algas, as trocas parciais são fundamentais, juntamente com a avaliação dos demais parâmetros ( iluminação, alimentação, etc..).

Avalie seu tipo de lâmpada, é o ideal para seu aquário? a potencia é a indicada? quanto tempo sua luz fica ligada? o ideal são 12 horas, mais deve-se analisar a quantidade de plantas que existem em seu aquário, um aquário com poucas ou nenhuma planta não é necessário tanta exposição a luz.

Como você alimenta seus peixes? que tipo de alimento usa? o mais barato? analise a quantidade e qualidade, o ideal e dar o suficiente para que os peixes comam sem deixar nada em poucos minutos.

Verifique o fertilizante que você usa, caso ele tenha fosfato, troque por outro, o custo pode até ser maior, mais seus ganhos com certeza serão maiores.
Faça testes de nitrato (NO3) e de fosfato (PO4), verifique nas bulas as quantidades ideais destes elementos na agua e procure atingir os parâmetros. Caso a quantidade indicada for menor que a presente no aquário, investigue a origem do problema, e procure soluciona-la.

Evite a super povoação do aquário, tenha critérios definidos quanto a escolha de seus peixes, caso seu aquário já esteja cheio que tal doar alguns peixes para equilibrar o ambiente? você pode iniciar seu amigo, vizinho, parente, etc no aquarismo.

Procure um algicida eficiente nas lojas de aquarismo, leia bula antes de usar e aplique conforme a indicação do fabricante, e torça para que tudo de certo. Brevemente estarei postando os principais tipos de algas.

17 janeiro 2010

Olho de Fogo - Hemigramus Ocellifer

Este lindo peixinho é encontrado em todo o sul da bacia Amazónica, conhecido no Brasil como Olho-de-fogo, é um peixe pacifico e ideal para habitar o aquário comunitário.

Mede aproximadamente de 4 a 5cm, é ideal para viver em grupos de 10 indivíduos ou mais, gostam de nadar a meia agua e é muito ativo, sempre se movimentando por todo aquário.

Tem o corpo translúcido, meio prateado e o dorso com um tom esverdeado, o destaque fica para seus olhos que possuem uma tonalidade avermelhada daí seu nome.

Não há diferenças entre os sexos, a não ser na época da desova quando a fêmea fica mais gordinha, procriam facilmente quando estão bem adaptados no aquário.
A fêmea deposita seus óvulos que geralmente ficam grudados nas plantas e o macho os fecunda logo a seguir, porém sem muito cuidado, neste momento devemos retirar o casal do aquário para não comer todos os ovos, os filhotes nascerão trinta e seis horas depois da postura.

A temperatura ideal é entre os 25 e 28C e PH em torno de 7.0, o solo deve ser de areia grossa, este peixe é onívoro, ou seja, come de tudo mais o ideal é alimenta-lo com ração variada, dando de preferência para alimentos vivo, como artêmia.

No aquário é ideal ter uma vegetação densa porem com espaços para o mesmo desenvolver sua natação.

15 janeiro 2010

Comprando peixes

Aqui em São Paulo, existem diversas lojas que vendem peixes tropicais porém nem todas tem a estrutura e conhecimento para isto.

Digo estrutura pois é comum encontrarmos pequenas lojinhas de ração, vendendo peixes em aquários imundos, super lotados, em locais onde o sol bate quase o dia inteiro e outros absurdos.
No bairro onde moro existe uma loja que dá pena de ver, com aquários cheios de algas, peixes doentes, mal iluminados e com certeza o lojista deve reclamar das baixas vendas.

Eu particularmente quando entro em uma loja, olho primeiro todos os peixes, não importa se a espécie que estou observando eu vou adquirir ou não, gosto de ver a limpeza dos aquários, a saúde dos peixes, e observo a forma que o lojista lida com os peixes, pois uma vez que o animal saiu da loja, com certeza ele não irá se responsabilizar, e como dinheiro não dá em árvore eu busco valorizar o meu.

É super importante observar a limpeza dos aquários, a existência de doenças etc... outro aspecto importante é observar a maneira como o peixe se comporta, se nada por todo aquário, se ele busca seu alimento, etc...

Algumas espécies são mais pacatas, ficando escondidas ou paradas no fundo do aquário, outras são mais dinâmicas, nadando o tempo todo, como os paulistinhas, danios etc...
Antes de comprar um peixe, busque informações sobre a espécie, pergunte ao lojista, sobre o comportamento, PH, alimentação, compatibilidade e outros, caso o cara não souber te informar saia fora, ele poderá ter vender gato por lebre.

Procure se possível, comprar seus peixes em lojas especializadas, onde o pessoal é treinado e tem conhecimento do assunto, pois você poderá buscar informações valiosas com o lojista.

Hoje com o advento da Internet é possível comprar peixes sem sair de casa, eu não sou muito fã desta modalidade, gosto de sentir o cheiro de aquário, ver a loja e observar de perto a espécie que eu escolhi.

Também gosto de sair de casa já com uma ideia na cabeça e assim facilitar a minha escolha, desta forma quando chego na loja já sei o que vou levar e assim posso observar melhor a espécie escolhida.
A compra de seus peixes devem ser encaradas como a compra de qualquer objeto de valor que você costuma adquirir, já que a espécie escolhida pode determinar o seu sucesso ou fracasso, imagine escolher um lindo peixe, colocar em seu aquário, e logo depois perceber que os outros peixes estão doentes e morrendo? quem é o hospedeiro da doença? e agora o que fazer, colocar todos em quarentena? ou ariscar perder todos os peixes? qual será o prejuízo maior?

Por isto a escolha certa é o determinante do seu sucesso no aquarismo.

13 janeiro 2010

Cabomba Caroliniana

Esta linda planta com certeza você já conhece, se ainda não conhece, segue ai algumas orientações para você cultiva-la em seu aquário.

Planta encontrada nas regiões tropicais do continente Americano, de fácil criação e manutenção indicada para aquários de iniciantes, já que não é muito exigente quanto a fertilização do solo e uso de CO².

Muito utilizada por criadores de peixes já que ela é um ótimo abrigo aos alevinos, de desenvolvimento rápido, em pouco tempo cobre toda a superfície do aquário, necessitando de tempos em tempos poda-la, e caso você desejar basta plantar os galhos podamos para criar novas mudas.

Ela chega a atingir 50cm de comprimento, necessita de muita luz e gosta de temperaturas tropicais, por volta de 23°C a 29°C, PH neutro a ligeiramente acido, quando bem adaptada produz uma bela flor branca.

O cuidado que esta planta irá necessitar é quanto ao acumulo de sujeira em seus galhos, pois irão impedir a processo da fotossintese, no demais é uma ótima escolha para seu aquário comunitário ou seu aquário maternidade.

10 janeiro 2010

Controlando a Temperatura - Termostatos


Sabemos que no aquarismo tropical o controle da temperatura é super importante, já que reunimos neste ambiente peixes provenientes de rios onde a temperatura em média gira dos 24° aos 28°C. Muitos peixes brasileiros são coletados na região amazónica, local onde a temperatura é alta.


Me recordo de uma viagem que realizei a Mato Grosso do Sul, para a cidade de Aquidauana onde a temperatura chegava facilmente aos 30°C na sombra, percorri alguns rios e lagos que existem aos montes na região e vi diversos peixes que habitam o nosso aquário, como o Mato Grosso, Tetra preto, e outros.


A temperatura da agua nestes rios era bem elevada, o que me fez refletir sobre a importância de mantermos o controle da temperatura em nossos aquários.


Para quem mora na região Sul e Sudeste, onde a queda de temperatura é bem mais acentuada, o aquecedor é um item indispensável, porém como nem sempre estamos em casa o dia inteiro, fica impossível controlar a temperatura, é neste caso que necessitamos de um bom termostato.
Hoje existe no mercado diversos tipos de aquecedores, desde os modelos simples até os mais sofisticados, o problema dos modelos mais simples e baratos é que não são acompanhados com aparelhos que monitorem a temperatura, e uma vez ligados irão promover o aquecimento do ambiente e se você esquecer ligado, já era, seus peixes irão assar.
Hoje com um pouco de investimento você adquire termostatos bons, que irão controlar com toda segurança a temperatura do seu aquário. Existe aqueles que você pode programar a temperatura e uma vez que a mesma seja atingida o termostato irá desligar o aquecedor automaticamente, para evitar super aquecimento, religando quando o ponto mínimo programado for atingindo, garantindo assim uma temperatura estável.


A maioria dos termostatos encontrados no mercado já vem com o aquecedor embutido, o que na minha opinião é o mais adequado, se você tiver condições, de preferencia para aqueles que podem ficar submersos no aquário, você poderá esconde-lo entre as rochas, plantas ou outra decoração.

Há modelos que podem ser totalmente submersos e outros que ficam agarrados no vidro do aquário, presos com suportes ou ventosas, o preço médio de um bom termostato aqui em São Paulo Capital, vai dos R$ 60,00 em diante.


Vale a pena investir um pouco neste item pois irá garantir a tranquilidade e segurança, sua e principalmente dos seus peixes.

08 janeiro 2010

Luzes, câmera, ação é o Neon Cardinal.

Você consegue definir o que é Belo? lindo? espetacular? incrível? não consegue? nem eu, a cada dia que paro em frente ao meu aquário e fico olhando este peixe, não consigo definir os adjetivos acima.

Este peixe de beleza ímpar, cativa a todos pela sua coloração, comportamento e sociabilidade, peixe originário da região amazónica, vive em grandes cardumes com mais de 100 indivíduos, imaginem o espetaculo de cores! vivem em igarapés com agua quente, mole e de PH acido por volta de 5,3 a 6,6, pertencem a família Characidae que no Brasil possui cerca de 300 espécies entre neons e outros.

É onivoro, ou seja, come de tudo, no aquário é muito importante mante-los em cardumes de 10 ou mais exemplares, é lindo observa-los nadando por todo o ambiente com suas cores fascinantes.


Em aquários plantados este peixe é quase que uma obrigação, porém o mesmo não deve ser mantido junto com peixes maiores, já que ele atinge no máximo 5 cm e poderia ser devorado facilmente.


A temperatura ideal para a espécie é em torno dos 28ºC, muitas plantas, alguns troncos para deixar o ambiente bem parecido com o habitat da espécie. Este peixe requer alguns cuidados em relação a agua, por este motivo muitos aquaristas iniciantes não conseguem mante-los em seus aquários e difundem o mito de que a espécie é sensível, eu particulamante tenho 10 neons em meu aquário que já estão comigo a mais de 01 ano, saudáveis e super coloridos e os cuidados que eu todo são PH, DH, trocas parciais etc.

A reprodução da espécie, segundo alguns relatos nunca foi conseguida em cativeiro no Brasil, porém dizem que na Europa já é fato conhecido, aqui em nosso País o peixe é capturado direto da natureza e enviado aos lojistas de todo o mundo.


Como aquarismo também é pesquisa, lanço o desafio, que tal tentar a reprodução da espécie em cativeiro? vale a pena tentar!!

Lembrando que você também pode encontrar nas lojas as espécies como o Neon verde, o neon negro e o neon innesi. Se você nunca criou este peixe, vale a pena tentar, seu aquario ficará mais lindo com este maravilhoso peixinho brilhando dentro dele.

05 janeiro 2010

Acará Bandeira - o Tigre do Aquario.

Quem nunca ficou fascinado pelo majestoso Acará Bandeira? peixe lindo com seu corpo cinzento e com listras negras e de nadar tranquilo por todo aquário, pertencente a família dos ciclideos é encontrado na região amazónica em igarapés e riachos com águas calmas onde vive entre as plantas e raízes submersas.

Segundo alguns criadores a espécie chega a viver até 10 anos em aquários com condições ideais, hoje a maioria das espécies vendidas nas lojas provêem de criadores, que desenvolveram outras espécies igualmente belas, como o Bandeira-véu preto e o albino, bandeira leopardo, bandeira palhaço ou Koi, bandeira fumaça, siamês, marmorato etc.
Chega a atingir até 15cm em aquários, onde gosta de temperatura entre 25º a 28ºC, PH 6,6 a 7,0 e DH de até 15. O Bandeira é um peixe que gosta de alimentos vivos, como Dafnias, Tubifex, Artemias etc.

Por ser um peixe pacifico e que gosta de viver em grupos, é aconselhável que você tenha de mais de 02 em seu aquário, o aquário também deverá reproduzir o ambiente onde estes peixes vivem na natureza, como vegetação densa e temperatura tropical.

Evite colocar a espécie com peixes mais agitados o que dificultará a alimentação do bandeira por ser o mesmo um pouco "tímido", jamais coloque o peixe junto com outros que costumam mordiscar, tais como os Barbos sumatranos e outros, pois irão danificar sua cauda e causar infecções e consequentemente a morte do peixe.

Em época de reprodução o casal geralmente cuida dos filhotes, retirando os ovos que não vingaram para evitar a proliferação de fungos nos ovos saudáveis, alguns criadores afirmam que o peixe é Monogâmico, ou seja, escolhem um parceiro para toda a vida.
As plantas de um aquário de bandeiras devem ser de folhas duras, porque o peixe costuma beliscar as plantas mais sensíveis o que pode leva-las a morte, plantas de folhas largas são ideais pois o peixe costuma utiliza-las para colocar seus ovos em sua superfície.

Entre as doenças mais comuns na espécie está a Exoftalmia, que consiste nos olhos dilatados, opaco ou leitosos, fungos no corpo como pequenos flocos de algodão e ictio.

Este peixe não é indicado para aquaristas iniciantes, já que alguns cuidados mais específicos deverá ser tomado, porém vale a pena estudar e adquirir mais conhecimento para ter uma linda espécie como esta em seu aquário.
Na Web existem diversos sites especializados em Acará Bandeiras, onde você poderá encontras informações mais precisas sobre a espécie.