O titulo desta matéria até parece piada porque hoje é raro você encontrar algo que não seja Made in China. Agora esta realidade também chegou aos nossos aquários, hoje já temos de tudo desde filtros a lâmpadas, bombas, termômetros, etc.
Alguns torcem o nariz quando se depara com algo chinês (não por ser Chinês e sim pela qualidade do produto), outros olham para o preço que é sempre mais atrativo que seus concorrentes, pois bem vamos lá, os produtos oriundos da China até tempo atrás eram fabricados com qualidade ZERO e tinham como objetivo ganhar mercado devido ao seu preço, pois quem não fica tentado ao se deparar com um Filtro canister de R$ 200,00 que tem as mesmas características de um de R$ 800,00? Ai você vai me dizer e a durabilidade do produto? Bem ai é que está o “xis” da questão.
Às vezes o barato sai caro e nem sempre o produto que promete o mesmo desempenho que um de marca consagrada atende as expectativas, bem o que fazer então? Neste caso ficamos sem muita opção, os produtos de marcas consagradas tende a ter preços elevados, e alguns produtos nacionais também tem o preço elevado devido a altíssima carga tributária do País, ficamos de mãos amarradas.
Eu particularmente gosto de testar novas marcas por isso sempre que vou adquirir algo novo para meu aquário procuro algo similar ao produto consagrado que atenda as minhas necessidades, em outras palavras algo da China!
Recentemente precisei de um filtro interno (Foto Acima) e adquiri um Chinês que até o momento tem dado conta do recado, paguei barato se comparado a outros filtros com a mesma capacidade. Ele é bem simples, possui uma bomba interna e uma caixa vazada onde dentro fica uma esponja que faz a filtragem, limpo esta esponja semanalmente para evitar o acumulo de sujeira, como disse até o momento ele tem feito seu trabalho com sucesso.
Os Chineses sabendo que nem sempre o preço é a garantia de vendas também começam a investir na qualidade de seus produtos, hoje podemos encontrar produtos com acabamentos mais primorosos, desenhos modernos etc.
No aquarismo os produtos chineses têm tudo para fazer sucesso, já que muitas vezes ficamos impossibilitados de comprar aquele cilindro de Co² devido o seu preço altíssimo e o produto Chinês muitas vezes custa metade do valor, o que permite que muitos aquaristas possam enfim sonhar com seu belo aquário plantado.
O outro lado da moeda é a questão da segurança, pois como todos nós sabemos os produtos nem sempre passam por um teste de qualidade para garantir seu completo funcionamento dentro dos padrões exigidos, o que pode acarretar em grandes problemas para o aquarista.
Por isso meus amigos pesquisem e comparem para não comprar gato por lebre, as vezes um pouquinho a mais de investimento pode te trazer grandes lucros.
25 novembro 2010
15 novembro 2010
Laterita
Rocha rica em ferro é super importante na mistura de um substrato de um aquário plantado pois irá suprir as necessidades da planta por este mineral.
Segundo alguns aquaristas, se colocada em excesso a mesma pode ter o efeito reverso, ou seja, irá matar as plantas devido às altas concentrações de ferro e alumínio o que a tornará tóxica para as plantas.
Nas lojas especializadas de aquarismo, podemos encontrar diversos tipos de laterita, sendo que a mais cara e também mais confiável são as mais avermelhadas.
Ela deve ser aplicada abaixo do substrato principal, alguns aquaristas aplicam a laterita misturada com outro substrato e depois cobre com areia fina.
Ao adquirir a laterita lave-a para retirar o excesso de poeira e outras partículas indesejáveis, pode acontecer que ao ser colocado no aquário a mesma venha a turvar a água do mesmo, para resolver isto use um bom filtro para que todas as partículas sejam sugadas e não se depositem sobre as plantas sufocando-as ou impedindo a troca de gases.
Geralmente ela não interfere muito no PH, procure manter seu KH acima de 5 para que o PH fique estável.
Faça trocas parciais para evitar o surgimento de algas em demasia, pois como o subsolo estará rico em nutrientes as algas poderão aproveitar para se manifestarem de forma drástica.
10 novembro 2010
Acará Festivo
Pacifico e de fácil convivência com outras espécies, este peixe é mais uma maravilha da fauna Brasileira, indicado para viver em aquários comunitários juntamente com outros ciclideos como o bandeira ou o Disco este lindo peixe irá se sentir em casa.
Apresenta uma bela coloração com uma faixa negra que começa na boca e se estende até a ponta da nadadeira dorsal, normalmente a espécie se adapta com facilidade em novos aquários.
Necessita de um aquário com capacidade acima de 80 litros, água ácida com PH entre 6,4 a 6,8, temperatura em torno dos 20ºC a 25ºC, come desde larvas de inseto a tubifex, alface, flocos de aveia, artêmias e outros alimentos.
Na época de reprodução geralmente os acarás escolhem seus parceiros e ficam juntos até o nascimento dos alevinos, segundo alguns criadores o melhor é colocar vários casais e esperar que eles formem casais compatíveis entre si.
Normalmente eles escolhem uma pedra ou folha de superfície larga para poderem desovar, os ovos eclodem após 02 dias e ficam sob os cuidados dos pais até que comecem a se alimentar com a mesma comida oferecida aos pais.
Já tive a oportunidade de ver um aquário com vários Bandeiras e também vários acarás festivo, e é a coisa mais linda de se observar, caso você tenha a oportunidade de adquirir não perca tempo, você não se arrependerá.